Dizemos que um país é socialmente desenvolvido quando a sua população tem um ótimo nível de qualidade de vida. Mas o "ótimo" é sempre relativo a um "menos ótimo", o que significa que só a comparação entre duas ou mais populações é que permite avaliar o nível de desenvolvimento social de um país.
Então, o que deve ser considerado para se fazer a avaliação? Em primeiro lugar, a proporção de pessoas que têm as suas necessidades básicas satisfeitas (alimentação necessária para atender aos requisitos nutricionais mínimos, trabalho, escola, hospital e assistência médica, moradia servida de água tratada, esgotamento sanitário, energia elétrica e coleta de lixo). Em segundo lugar, a comparação destas proporções entre países, ou entre regiões de um mesmo país.
O principal problema do desenvolvimento social é a distribuição de renda, como por exemplo, o Brasil, possui um grande nível de desigualdade social. O Brasil possui sem dúvida, uma das piores distribuições de renda do mundo, por razões que têm raízes no nosso passado histórico e que também derivam dos aspectos perversos do padrão de crescimento baseado na industrialização substitutiva de importações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário