O texto que se segue nos revela como devemos comportar perante determinada proposta que nos e oferecida nos mais diversos momentos da vida laboral, deve-se levar em conta valores pessoais como a imagem, integridade e principalmente ética, estes que por sua vez são elementos de suma importância para o sucesso profissional.
Diante de uma proposta
Com o mercado de trabalho aquecido, é natural que os bons profissionais recebam propostas de emprego. Nessa hora, é preciso cuidar da imagem, da integridade e principalmente da ética. Encare a proposta como um elogio e um reconhecimento. Quem leh fez a proposta merece toda a sua consideração. A forma de demosntrar isso é ouvir com atenção, perguntar com descrição e não assumir compromisso antes de refletir bastante. Por mais que o proponente pressione, saiba que existe sempre uma expectativa de que o candidato pedirá um tempo para refletir. Em primeiro lugar, considere se a proposta indica claramente progresso profissional. Não se iluda com aumentos. Mais importante é avaliar o progresso em termos hierárquico, de autoridade e responsabilidade. Quando o aumento é só salarial, ele desaparecerá como vantagem em alguns meses.
O segundo enfoque é o grau de risco da proposta. O setor vai bem? A empresa vai bem? Procure informações na internet. Avalie ainda as pessoas com quem vai trabalhar. Você vai poder aprender com elas? Existem pessoas que você admira na organização?
Agora considere essa hipótese: a proposta é ótima e sua empresa não pode cobrir nem a proposta financeira nem a organizacional. Nesse caso, é conversar com seu chefe e pedir demissão. Não negocie. Não aceite uma contraproposta salarial com promessas futuras. Negocie sua saída com elegância, conclua as coisas que estão para ser terminadas, mas não negocie.
Num segundo cenário, a proposta não é tão espetacular. Ele até agradou, mas não encantou. Conte a seu chefe que recebeuum convite e explique as razões que o levaram a não aceitar. Ao colocar seus motivos, você reforçará a sua aliança com a empresa e a chefia. Nessa hora, não se pede aumento, não se pede para cobrir a proposta. Simplesmente sinalize com clareza quais são as trocas simbólicas que você as valoriza. Negociar nesse momento faz você parecer mesquinho e sem planejamento.
"Uma proposta é sempre um reconhecimento. Saiba usufruir e melhorar ainda mais sua imagem profissional."
CABRERA, L. C. Diante de uma proposta. [Editorial]. Você S/A, ed. 148, p. 140, out, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário