sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Inovação: um diferencial competitivo


Há cerca de 30 anos, o diferencial de uma empresa era o preço final de seu produto. Passados 15 anos, percebeu-se a constante redução do lucro devido à política adotada, e neste contexto surge um novo conceito de diferencial: a qualidade do produto. Atualmente, esse conceito sofre nova transição, apesar da qualidade permanecer como um quesito de grande valor agregado. Assim, aparece um novo conceito de inovação para as empresas: o uso de tecnologia.

Em países desenvolvidos, tecnologias da informação, do conhecimento e das inovações são utilizadas como instrumento para obtenção de vantagens competitivas em vários setores da economia, até mesmo dos tradicionais, como a própria agricultura e as indústrias de bens de consumo e de capital. A competição se baseia na capacidade de transformar informação em conhecimento e este, em decisões e ações de negócio. Dessa forma, o valor dos produtos e serviços nessa nova sociedade é cada vez mais dependente da quantidade de inovação, tecnologia e inteligência incorporados ao produto final.

Numa empresa júnior, essa busca por tecnologia ocorre ainda com mais força, pois além de estar competindo nesse mesmo mercado, seu foco principal é a capacitação de seus membros. Dessa forma, a CAMPE Consultoria Jr. trata esse fator como um indicador estratégico, sendo um diferencial para o mercado, através do auxílio a seus clientes na tomada de decisão com estudos de consultoria refinados oferecidos aos mesmos, e da contribuição no desenvolvimento intelectual de seus membros através da capacitação gerada a partir da execução dos projetos inovadores.

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