Vivemos em sociedade, integrados em diferentes grupos sociais e pelo processo de socialização integramos normas, valores, atitudes e comportamentos considerados desejáveis na sociedade. Assim, todas as pessoas que vivem em sociedade influenciam e são influenciadas – interacção grupal – mesmo não tendo consciência disso. Aliás, custa-nos aceitar que os nossos comportamentos e pensamentos sejam tão influenciados pelos grupos ou situações. Podemos dizer que o nosso comportamento foi influenciado quando este se altera na presença de outrem. Refere-se designadamente ao facto de os indivíduos muitas vezes se conformarem às ideias partilhadas pela maior parte dos elementos de um grupo.
Segundo o psicólogo social W. Doise, “a influência é um conjunto de processos que modificam as percepções, juízos, atitudes ou comportamentos de um indivíduo a partir do conhecimento das percepções, juízos e atitudes dos outros”.
1. PROCESSOS DE INFLUÊNCIA ENTRE INDIVÍDUOS
A influência social manifesta-se em três grandes processos: normalização, conformismo e obediência.
NORMALIZAÇÃO
Quando estudámos o efeito dos padrões culturais aprendemos que através da socialização, integramos um conjunto de regras e normas vigentes na sociedade que regulam os nossos comportamentos.
As normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não podem fazer em determinadas situações que implicam o seu cumprimento. As normas são uma expressão da influência social, que afectam as nossas acções e comportamentos sem nos apercebermos, ou seja, orientam o nosso comportamento. Como os comportamentos num grupo social são uniformizados, as normas permitem prever o comportamento dos outros. Como tal são elementos de coesão grupal, que facilitam a adaptação ao meio social e asseguram uma identidade.
Na ausência de normas explicitas os indivíduos que constituem um grupo tentam elaborá-las influenciando-se uns aos outros – normalização. A ausência de normas é geradora de desorientação e angústia nos membros desse grupo. A vida em sociedade seria impossível se não existissem normas, uma vez que as interacções sociais seriam imprevisíveis, sendo através delas que asseguramos a estabilidade do nosso viver social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário